Análise

Entendendo as referências de desempenho para marcas pequenas e médias

Análise

Entendendo as referências de desempenho para marcas pequenas e médias


Quão bem seu negócio está acompanhando as mudanças? Fazer um monitoramento contínuo do mercado e contar com referências de desempenho são passos fundamentais para avaliar e aproveitar o potencial de crescimento da sua marca. Mas por onde começar? As marcas menores devem se comparar a marcas de tamanho similar, ou devem expandir seus horizontes? Os dados que obtivemos na nossa pesquisa realizada ao redor do mundo ajudam você a encontrar as respostas para tais perguntas. Primeiro, vamos entender melhor o impacto e a transformação do setor de pequenas e médias empresas (PMEs) no passado recente.


1- Contribuição das PMEs para o crescimento de FMCG

O ritmo de crescimento das empresas menores é mais lento do que das maiores, mas ainda assim tem gerado um impacto significativo no crescimento das vendas regionais.


De fato, os fabricantes que estão fora da lista TOP 100 contribuíram com 16% do crescimento das vendas de produtos de giro rápido (FMCG) na América Latina, enquanto chegaram à marca de 31% na Ásia-Pacífico, 20% na Europa e 18% na África & Oriente Médio.


As marcas menores têm um impacto significativo na visão geral de FMCG; acompanhar esse progresso em escala tanto local como regional é fundamental para monitorar o desempenho da indústria e antecipar tendências.


2- A perspectiva do consumidor da sua categoria

Conhecer os quatro tipos de consumidores de marcas de pequeno e médio portes é essencial. No entanto, para medir o sucesso, é igualmente importante compreender em quais canais os consumidores estão buscando tais marcas.


De acordo com nossa pesquisa global* as três principais categorias em que os consumidores procuram PMEs são: Produtos Frescos, Confeitaria & Snacks e Carne Fresca & Laticínios.


Notavelmente, 44% dos consumidores ao redor do mundo indicaram que não têm preferência de marca ao comprar esses tipos de produtos. Tal fato representa uma oportunidade ainda maior para que as marcas menores convertam e criem lealdade entre os compradores da categoria.


Saiba mais sobre as tendências de consumo em cada região acessando os gráficos abaixo.





3- Avaliar a escolha do canal

Os compradores em busca de PMEs tendem a se apoiar em lojas menores, como vendedores de rua (37%) e minimercados/bodegas/supermercados independentes (25%).


Grandes marcas levam vantagens no canal online, mas o campo de jogo está balanceado, mesmo em se tratando daqueles consumidores que compram via redes sociais ou canais de compras da comunidade. Neste caso, 15% afirmam que costumam comprar marcas menores pelas redes sociais e canais da comunidade, enquanto 16% afirmam buscar os mesmos canais para comprar marcas grandes.


Consulte no gráfico abaixo quais canais o consumidor de cada região prefere quando busca por marcas menores.


Para mais informações sobre como encontrar o canal certo para sua marca, confira este artigo.

Para mais informações sobre como encontrar o canal certo para sua marca, confira este artigo.


Em resumo

Medir o sucesso exige que as PMEs usem benchmarks regionais para avaliar o desempenho de sua marca, provar seu valor para parceiros de varejo/marca e definir metas de crescimento alcançáveis.


Essas métricas demonstram que, no cenário atual, as PMEs frequentemente lideram no que tange à contribuição para o crescimento de vendas total da região, mas não em relação ao ritmo.


Os consumidores, por outro lado, estão mais propensos a buscar marcas menores para certas categorias e em alguns canais específicos.


Para prosperar, uma empresa de pequeno ou médio porte deve se apoiar em suas vantagens competitivas de modo a ampliar sua participação nas vendas e aumentar seu ritmo de desempenho no longo prazo.


Impulsione seu crescimento

Entre em contato com nossa equipe dedicada a PMEs para entender como acessar dados de mercado, categoria e canal.

*O estudo global da NielsenIQ, O Balanço entre as Marcas de 2022, destaca as principais facetas da escolha da marca com um foco especial em como os consumidores percebem e priorizam marcas menores. Os resultados dessa investigação global de dados formaram a espinha dorsal de uma estrutura simples e essencial para orientar a estratégia de pequenas e médias empresas em 2022 e além.