Educação

Como construir uma cultura com base em dados

Educação

Como construir uma cultura com base em dados



English | Español | Deutsch | Français | Italiano | 普通话 | Português | Pусский

As empresas precisam ser orientadas pelos dados para competir em uma era de rápida aceleração. Parece simples, mas a transição de uma organização com base em intuição para uma organização com base em fatos é tudo menos simples.

A maioria das transformações impulsionadas por dados param ou não são lançadas quando não são acompanhadas por mudanças nos modelos e processos de negócios estabelecidos. Em outras palavras, para fazer mudanças bem-sucedidas, é preciso cultivar uma cultura voltada para os dados.

Em uma cultura baseada em dados, todos os associados, desde os mais experientes até os iniciantes, tomam decisão estratégicas e táticas com base em dados. Hoje, embora 96% das empresas informem resultados comerciais bem-sucedidos provenientes de iniciativas com base em dados e AI, apenas 24% das empresas promoveram culturas verdadeiramente orientadas por dados. Na indústria de CPG, certos pontos fortes dos dados de varejo e sobre o consumidor podem realmente contribuir para esta desconexão.

Os fabricantes podem medir o desempenho do produto com mais detalhes, através de mais canais, como nunca antes. Entretanto, o acesso, a compreensão e a interpretação de grandes quantidades de dados sofisticados pode ser intimidante para o associado médio. Assim, o conhecimento de dados permanece em silos dentro de um único departamento ou entre especialistas individuais, enquanto a maioria dos associados fica apenas em um nível mais raso em comparação a tudo o que pode ser feito quando se utilizam dados no trabalho diário.

Para fomentar uma cultura verdadeiramente orientada pelos dados, uma pergunta aparece: Como você pode tornar mais simples para suas equipes a tomada de decisão orientadas por dados, mais rápida e mais fácil, independentemente experiência de cada um?


Otimize sua receita

Conheça o consumidor e como alcançá-lo por meio de promoções efetivas. entre em contato conosco para saber como

Liderar pelo exemplo

As empresas com culturas de dados vencedoras têm líderes com mentalidade de dados. Nessas organizações, sejam elas marcas de CPG com um legado ou digitais nativos recém-chegados, a tomada de decisão baseada em fatos não é apenas incentivada, mas é esperada.

Os executivos podem influenciar as atitudes dos associados em relação aos dados, dando os primeiros passos para impulsionar a adoção de dados e software analítico, modelando a tomada de decisões orientada por dados no trabalho diário e comunicando consistentemente os benefícios de novas formas de trabalho. Comportamentos de encaminhamento de dados dos líderes têm efeitos de gotejamento: ao querer se comunicar efetivamente com seus líderes, os associados passam a adotar a linguagem comum de dados.

Antes que os executivos possam liderar pelo exemplo, eles precisam lidar com uma barreira frequente para uma melhor tomada de decisão: o acesso. É impossível fazer mudanças significativas em sua cultura de dados se o acesso a eles (e a compreensão dos mesmos) for limitado a alguns indivíduos, equipes ou parceiros de dados. Ferramentas e tecnologia avançadas podem liberar os dados dos seus silos organizacionais para que os associados tenham as informações que precisam no momento em que precisam – o que nos leva ao segundo ponto.


Agilizar os processos de dados

Hoje, o processo de solicitar e agir com base em insights requer muita espera.

Um gerente de categoria se preparando para uma chamada de última hora com o varejista, ou um diretor de marketing buscando uma visão de ação específica pode esperar horas ou mesmo semanas para que analistas ou parceiros de dados coletem, limpem, analisem, visualizem e traduzam dados em recomendações.

Estes processos estão se tornando cada vez mais insustentáveis numa era de rápida aceleração, na qual os varejistas esperam que os fabricantes reajam às mudanças de comportamento dos consumidores em tempo real. 

As empresas estão mudando este paradigma com a ajuda da tecnologia. O software de dados e análise automatiza as porções mais demoradas do processo de insights, tais como seleção, visualização e interpretação de dados. Os analistas, que normalmente levariam de uma semana a um mês para analisar e preparar uma única análise, podem recuperar essas horas e reinvesti-las na detecção de tendências e insights para agir. As plataformas digitais modernas também podem proporcionar uma experiência mais amigável para um empresário do que ferramentas altamente técnicas projetadas para analistas. Com acesso direto e centralizado aos dados em um formato digerível, os associados têm uma barreira a menos para a tomada de decisões mais frequentes e consistentes com base em dados.   


Fornecer aos associados um guia de dados

O passo final para impulsionar sua cultura de dados é permitir que os funcionários extraiam facilmente o significado dos dados brutos. Quando o conhecimento de dados é limitado, insights e oportunidades permanecem bloqueados em seu banco de dados.

No entanto, o nível de sofisticação e a enorme quantidade de dados de varejo e de consumo disponíveis para os associados pode ser esmagadora, por isso, muitos se atêm a KPIs básicos ou a relatórios familiares e estáticos. Embora as métricas como vendas, ações e penetração sejam certamente importantes, é igualmente poderoso ser capaz de interpretar taxas de vendas ou taxas de fidelidade, entre outros ao tomar uma decisão de marketing ou comercial.

Empresas com culturas orientadas por dados aumentam a educação de dados para que mais pessoas possam responder perguntas comuns sobre o que está acontecendo em sua categoria, e porquê. Isto não significa que as empresas devem transformar empresários em analistas. Eles simplesmente precisam receber as ferramentas certas. A tecnologia de automação intuitiva pode atuar como um guia, eliminando um dos aspectos mais intimidadores de se obter insights a partir dos dados: Como formular uma análise forte. Com uma orientação automatizada, os associados podem selecionar sua pergunta comercial e encontrar respostas em minutos ou ver o quadro total do desempenho da categoria, seguindo estruturas analíticas pré-definidas.

A tecnologia analítica orientada dá aos associados comerciais maior auto-suficiência, o que permite que os especialistas em dados, antes sobrecarregados pelo tempo, levem suas próprias análises a novos níveis. Quando os associados podem responder suas perguntas mais comuns relacionadas a dados com alguns cliques, os analistas ficam livres para aprofundar os dados e avaliá-los de diferentes ângulos.


Transformar a cultura de dados de sua empresa não é uma tarefa pequena. Mas a mudança de atitudes e processos de dados é mais fácil quando você tem as ferramentas certas. Para saber mais sobre como a NielsenIQ está ajudando as empresas de CPG a incorporar a tomada de decisões baseada em dados em suas organizações, entre em contato conosco hoje.