Educação

Como fabricantes de diferentes portes podem usar os dados para aumentar suas vendas

Educação

Como fabricantes de diferentes portes podem usar os dados para aumentar suas vendas


Os fabricantes brasileiros que integraram os dados da NielsenIQ na tomada de decisões comerciais nos últimos dois anos cresceram 8 vezes mais do que a média da categoria, realizando todo o seu potencial de crescimento.

Entenda neste artigo como aproveitar os dados que se ajustam à realidade do seu negócio para impulsionar suas vendas de forma eficaz e consistente.


Como escolher os dados certos que se ajustam ao seu orçamento e à estrutura da sua equipe

Os dados são importantes para fabricantes e varejistas por inúmeros motivos: 

  1. Permitem uma avaliação mais precisa do desempenho dos produtos e de canais; 
  2. Fornecem uma compreensão de como produtos, marcas e lojas se relacionam com os concorrentes e com o mercado em geral;
  3. Facilitam uma visão estratégica da categoria, comportamento de compra e região geográfica em que atuam.

Fabricantes de diferentes portes no Brasil, que nos últimos dois anos investiram na transformação de seus modelos de negócios com os dados da NielsenIQ, aumentaram seu faturamento em 15% ao longo de 2020, enquanto o mercado em que atuavam cresceu apenas 2%. Para cada dólar investido em pesquisa, essas empresas ganharam uma média de US $276 em retorno.

Mais do que simplesmente acessar dados confiáveis ​​sobre o desempenho de seus produtos, esse crescimento decorre da capacidade dessas empresas em entender seu desempenho em relação ao mercado e ao contexto da categoria em que atuam. Mesmo em empresas com crescimento saudável, o benchmarking personalizado permitiu que eles entendessem se os aumentos de receita são baseados apenas no movimento do mercado ou se estão realmente performando seu potencial total.

Porém, quando se trata de utilizar dados de um parceiro externo, muitas dúvidas permeiam sobre a tomada de decisão dos fabricantes, muitas vezes diante ao grande volume de informações e dados disponíveis.

Entenda neste artigo como aproveitar os dados que respeitam seu orçamento e alavancar suas vendas de forma eficaz e consistente. 

Pronto para explorar todo o potencial do seu negócio?

Entre em contato conosco para alavancar suas vendas, tomando decisões assertivas baseadas em dados reais de mercado.


Dados sob medida para cada negócio

Geralmente, grande parte das empresas começam a construir sua cultura de dados com o uso de relatórios gratuitos do setor, o que é um bom primeiro passo, mas no curto prazo será insuficiente para obter informações que sejam verdadeiramente relevantes para as necessidades específicas de sua categoria. Portanto, basear uma estratégia de crescimento em inteligência de dados  customizada não é exclusividade de grandes empresas, nem exige grandes investimentos para obter resultados expressivos; é o começo do cultivo para toda uma cultura orientada por dados.

Ao escolher contratar dados de um parceiro muitas perguntas surgem sobre o tipo de informação que os fabricantes devem se concentrar, para assim obter os melhores resultados dentro do orçamento disponível. Pode ser tentador querer ter uma visão ampla de tudo o que está acontecendo no mercado, mas nem sempre essa é a melhor decisão para um fabricante. 

Focar nas áreas e canais mais relevantes para o seu negócio, que são os maiores responsáveis ​​por movimentar o seu indicador de receita, o primeiro passo para usar os dados a favor do seu negócio e, ao mesmo tempo, evitar sobrecarregar sua equipe com um grande volume de informação e dados. 

Conforme o seu plano estratégico avança e mais informações são necessárias, uma nova cobertura pode ser adicionada à sua análise para esclarecer decisões mais específicas.


Os dados certos para a estratégia certa

Cada projeto e objetivo final determinará o conjunto de dados adicional que você precisa considerar e avaliar para o seu negócio.

Ao decidir estender a distribuição de seu produto a um novo varejista, por exemplo, além dos dados dos canais e áreas mais importantes, é recomendável também considerar uma análise do comportamento de sua categoria de produto dentro do ponto de venda. Com essas informações, é possível não só tomar decisões sobre o posicionamento de preço e promoção, mas também ter fortes argumentos baseados em dados reais para negociar a inserção do seu produto na loja de varejo.


Promova uma cultura baseada em dados

Tão importante quanto identificar quais dados são estratégicos para a tomada de decisões de negócios mais assertivas, promover uma cultura de dados dentro da empresa também tem sido um grande diferencial para os  fabricantes que foram além dos resultados de suas categorias.

Para inspirá-lo, listamos abaixo as 3 principais ações que os fabricantes realizaram para implementar uma cultura baseada em dados de uma forma mais simples, independentemente de sua experiência com dados ou do tamanho da empresa:

  1. Liderar pelo exemplo. Empresas com culturas de dados bem-sucedidas têm líderes orientados para os dados. A tomada de decisão com base em fatores quantitativos não é apenas encorajada, mas esperada. Os líderes podem influenciar adotando análises no planejamento diário e estratégico.
  1. Simplifique os processos de dados. Implementar um sistema de dados direto e centralizado em um formato amigável significará uma barreira a menos para uma tomada de decisão eficaz e diferenciada.
  1. Transforme análises genéricas em diferenciais. Embora algumas variáveis, como participação de mercado e penetração sejam um bom ponto de partida para a tomada de decisões, a capacidade de acertar uma estratégia de negócios aumenta quando métricas mais detalhadas, como vendas, distribuição e taxas de preços, podem ser incorporadas.

Transformar a cultura de dados da sua empresa, grande ou pequena, parece uma tarefa assustadora, mas com as ferramentas certas, é um processo que renderá êxito rapidamente. Temos os dados que se ajustam ao seu bolso, às suas necessidades granulares e à sua experiência.