Educação

Os dados têm as respostas para suas principais perguntas de mercado, saiba como encontrá-las

Educação

Os dados têm as respostas para suas principais perguntas de mercado, saiba como encontrá-las


No universo dos produtos de consumo de giro rápido (FMCG), a melhor maneira alavancar a sua marca é tomar decisões com base em informações reais do mercado. No entanto, ter uma grande quantidade de dados em mãos nem sempre representa muito se você e sua equipe não souberem como sintetizá-las, cruzá-las e interpretá-las. E esta é a principal barreira enfrentada por pequenos e médios fabricantes que, na maioria dos casos, têm equipes reduzidas e multitarefas.    

Abaixo, listamos as 7 práticas que estão apoiando pequenos e médios fabricantes, parceiros da NielsenIQ, a aproveitar os dados de mercado e impulsionar seu crescimento de vendas. 


Use as ferramentas certas

Nos últimos dois anos, os pequenos e médios fabricantes brasileiros que investiram em dados da NielsenIQ obtiveram um crescimento de 15% em seus faturamentos, enquanto o mercado em que atuavam cresceu apenas 2%.  Como eles fizeram isso?  

Em primeiro lugar, entenderam que, para analisar o que acontece no mercado onde atuam, era necessário não somente ter um volume significativo de dados sobre o desempenho de suas vendas, dos seus concorrentes, canais de varejo e os hábitos de compra de seus consumidores, como  contar com o suporte de ferramentas e empresas parceiras que sintetizassem e cruzassem tais dados e os transformassem em informações acionáveis. 


Criar objetivos e metas  

Informação é poder e, tendo os dados certos para a marca, será mais fácil definir metas claras, reais e alcançáveis, tanto para seu negócio, quanto para a sua equipe.  O que também permite acompanhar o desempenho de ambos e fazer ajustes em tempo real.  


Use a mesma linguagem de varejo  

Informações claras sobre o mercado e o desempenho da concorrência também são um elemento-chave para negociações bem-sucedidas com o varejo, seja para argumentar a entrada de um produto em uma loja ou para justificar o posicionamento de estratégias de preço e promoções. Mostre o valor da sua marca para o crescimento da categoria.  


Use dados históricos  

A disponibilidade de dados históricos é sempre um bom ponto de partida, você precisa entender o passado para poder se mover rumo ao futuro, adaptando seu negócio ao que está acontecendo, com uma visão mais clara de como operar.  

Preste atenção em como o mercado se comportou frente às micro e macrotendências, que permitiram aos fabricantes antecipar as necessidades dos seus consumidores e disponibilizar a quantidade certa de produto no momento em que era necessário.  


Compare métricas e relatórios 

Não se contente em ver uma única fotografia quando você pode ver o álbum todo. Embora cada relatório tenha valor por si só, fazer uma comparação entre relatórios ou revisar dados em paralelo proporcionará uma visão completa sobre o mercado.  

Comparar métricas e relatórios permite a descoberta de padrões e de causas e efeitos, como saber a velocidade com que seus produtos são vendidos, se as promoções implementadas realmente refletem bons resultados, se sua marca realmente compete com os demais fabricantes da categoria. Ou seja, conheça claramente a saúde da sua marca. 


Procure tendências

Pequenos e médios fabricantes provaram sua força quando o tema é inovação. Ao apresentar menos burocracia em seus processos de decisão, eles estão um passo à frente das grandes empresas, movendo-se mais rapidamente.  

Um bom exemplo foram os lançamentos dos já consolidados iogurte grego e leite de aveia.  Prestar atenção às tendências ajuda a detectar movimentos do mercado a tempo, antes de atingir seu ápice, capitalizando-as com um investimento menor e de forma mais estratégia.  


De olho nos dados on e offline 

A pandemia impulsionou o crescimento do e-commerce no Brasil e os fabricantes que já vendem nesse canal recebem dados de vendas a tempo todo.  

Mas como obter insights a partir de tais dados, cruzá-los com vendas offline e ter uma visão holística dos hábitos e razões de compra?  

Obtenha informações integradas, que coletem dados verdadeiramente acionáveis e otimizem o trabalho da sua equipe, além de identificar onde estão as reais oportunidades de ação no canal online. 


Tenha acesso a essas informações de forma clara e simples para não apenas otimizar o desempenho de suas vendas e fazer melhores negociações com o varejo, mas também para ter uma visão 360º do que sua marca pode oferecer ao mercado, o que acontece com sua categoria dia a dia e dar lugar à inovação, antecipando-se à concorrência.  

Transforme a cultura de dados da sua empresa hoje, investindo pouco e nas informações que realmente são essenciais para o seu negócio, para alcançar mais consumidores e conquista uma parte dos seus bolsos.

Com apenas alguns cliques, fabricantes de qualquer tamanho podem obter uma imagem clara das áreas de oportunidade para as suas marcas. 

Person innovating their products

Pronto para explorar todo o potencial do seu negócio? 

Entre em contato conosco para alavancar suas vendas, tomando decisões assertivas baseadas em dados reais de mercado.