Educação

Xeque-mate: Fazendo movimentos inteligentes de posicionamento de preço e promoção

Educação

Xeque-mate: Fazendo movimentos inteligentes de posicionamento de preço e promoção


Embora o planejamento a longo prazo tenha sido um desafio significativo durante a pandemia da COVID-19, a pressão só aumenta à medida que as empresas descobrem como se adaptar no “novo normal”.

Como as empresas estão ganhando no mercado neste momento? Como elas determinam se têm o produto certo ao preço certo, no lugar certo e na hora certa para alcançar o crescimento? Descubra como as empresas estão jogando xadrez com sucesso enquanto sua concorrência joga damas.


Primeiro passo na adaptação da estratégia de preços 

Para que as marcas implementem estratégias para seus produtos e iniciativas comerciais, é essencial determinar o posicionamento de preço. A abordagem mais eficaz durante os períodos de mudança é ter estabelecido estratégias de preço e promoção, uma vez que a fixação de preços é vital para uma rápida recuperação de receita.

Como os consumidores continuam concentrados em administrar seus próprios orçamentos domésticos, a estratégia de preços de uma marca terá um impacto significativo na forma como os clientes escolhem entre produtos e serviços ao avaliarem as opções promocionais.

Para que as marcas possam capturar o crescimento ideal de sua estratégia de preço e promoção, é importante considerar uma perspectiva mais científica, avaliando e analisando estudos de preço e promocionais que medem o impacto da demanda a partir das mudanças de preço.

Person maximizing their revenue

Otimize sua receita

Assuma o controle de sua estratégia de preço e promoção. Entre em contato conosco e domine as regras do jogo de pricing.


4 quadrantes de táticas de posicionamento de preço e promoção 

É importante levar em consideração a demanda do cliente durante o planejamento de go-to-market, uma vez que compreender a correlação entre preço e promoção (como visto no gráfico abaixo) ajuda a determinar a estratégia do produto.

Quando um produto demonstra alta elasticidade de preço promocional, mas baixa elasticidade no preço regular (canto superior esquerdo), significa que os consumidores reagem mais às mudanças no preço promocional do que às mudanças no preço regular. Nesta situação, as marcas podem aumentar o preço regular sem perder muito volume.

O mesmo vale para os dados apresentados na parte inferior direita do gráfico, que mostra uma alta elasticidade de preço regular, mas baixa elasticidade de preço promocional. Aqui, os consumidores percebem as promoções mais do que as mudanças no preço base.

A parte superior direita do gráfico mostra que os consumidores são muito receptivos às mudanças nos preços regulares e promocionais, o que significa que as marcas devem investir no preço base e na profundidade promocional para impulsionar o volume. Como os consumidores não percebem as mudanças no preço regular ou promocional, aumentar o preço base e mudar a freqüência das promoções são os melhores passos que podem ser dados.


Abordagem estratégica para o jogo de preços  

Com base nestes dados, trata-se de saber como administrar o investimento, concentrando-se no preço base ou na profundidade/freqüência promocional. A NielsenIQ utiliza relatórios orientados por dados para apoiar a afirmação de que a melhor estratégia de preços maximiza o lucro e a receita de uma marca.

Embora a pandemia tenha mudado os comportamentos dos consumidores, as elasticidades de preços em geral não estão mudando e as tendências variam de acordo com as categorias. As empresas não devem deixar que os mitos sobre preços criem um viés em suas decisões. Ao implementar uma abordagem estratégica logo no início do planejamento do produto, as marcas podem maximizar sua receita com as novas regras do jogo de preços.